O sistema de identificação automática (AIS) é um sistema de monitoramento utilizados em navios e por serviços de tráfego marítimo. Serve para identificação e localização de embarcações eletronicamente e troca de dados com outras embarcações e estações de base. Tem se mostrado ser o principal método de prevenção de colisão para o transporte marítimo. As informações fornecidas pelo AIS, como identificação, posição, curso e velocidade, alem de muitas informações sobre a embarcação, são exibidas em uma tela ou plotter. Útil para quem navega por poder ver em telas as embarcações e suas rotas e velocidades como também informar aos demais da sua própria posição, rota e velocidade. Útil para as autoridades poderem rastrear e monitorar os movimentos no porto. O AIS utiliza um VHF que opera os canais 87 88 para transferir os dados digitais entre si e estações terrenas. Os dados são colhidos dos instrumentos de bordo, como GPS, Gyro etc. A IMO Organização Marítima Internacional na convenção internacional para salvaguarda da vida humana no mar determinou que o AIS deveria ser instalado a bordo de todos os navios de arqueação bruta de 300 T e todos os navios de passageiros independentes do tamanho. Em 2007 foi introduzido um equipamento classe B de menor custo e isso começou a ampliar a rede exigindo sua instalação em muitas outras classes de embarcações. Aos poucos estão exigindo em vários tipos de embarcações e ate 2014 na comunidade europeia por exemplo, será exigindo em pesqueiros com mais de 15 metros. Por motivo de comprovada eficiência, dia a dia esse equipamento tem sido mais e mais aceito e sendo exigido pelas autoridades. Para as embarcações de recreio, existem os AIS da classe B, que operam com 2W, são relativamente pequenos, tamanho próximo a um radio de VHF, utilizam duas antenas, uma de GPS e outra de VHF e apresenta uma pequena tela onde se plotam as informações. Uma outra opção, é um receptor somente, onde de sua embarcação você monitora os transponders das embarcações com AIS, dessa forma você tem pelo menos as posições, rumos e velocidades dessas embarcações, tornando a sua navegação mais segura. Está sendo bem utilizada em veleiros que por terem uma manobrabilidade mais lenta ficam sabendo das rotas dos navios por onde navegam.. Um AIS hoje se tornou um equipamento muito útil e importante. Seu uso completamente explorado permite localização e comunicação automática com outras embarcações de amigos ou de autoridades sem dificuldades, com precisão e automático se usado em conjunto com radio VHF compatível.. como foto abaixo. Neste link www.marinetraffic.com/ais/pt/default.aspx pode-se acompanhar o que acontece nos diversos portos do mundo.. Graças ao AIS
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